Quem Somos
E como fazemos isso? Através de aulas gratuitas de vários instrumentos musicais e formação de grupos e orquestras. No Som+Eu, o participante tem a oportunidade de experimentar um pouco da vivência artística, a partir de um calendário permanente de apresentações musicais.
Como Funciona?
2) Para o aluno ingressar nas orquestras ou nos grupos, é preciso que o professor autorize, após uma avaliação.
3) Os ensaios acontecem semanalmente, uma ou duas vezes por semana, dependendo do grupo.
4) O ensaio é aberto ao público.
Nossa História
O Projeto Som+Eu, fundado pela Associação Cultural Amigos da Providência, surgiu do anseio em oferecer a crianças e adolescentes, por meio da vivência artística, sobretudo musical, oportunidades que deveriam ser estendidas a todas as comunidades que, pelo contexto social e histórico em que estão inseridas, apresentam condições precárias de educação e, consequentemente, uma vida social indigna, muitas vezes.
Com o objetivo de mudar essa estatística, um grupo de músicos, jornalistas e educadores, decidiram criar, inicialmente com recursos próprios, uma instituição que oferecesse estrutura necessária para a democratização e ampliação da cultura.
Antes de nascer o Projeto Som+Eu, foram realizados planejamentos e pesquisas de locais. Assim, o Morro da Providência foi escolhido como a sede da instituição pela sua história com o Rio de Janeiro: foi a primeira favela da cidade.
Casa arrumada. Começaram os trabalhos. A diretoria do Som+Eu inicia a busca por professores de música talentosos e com a mesma visão do projeto: se envolver de corpo e alma no processo de transformação social e cultural entre os jovens da região. Ao mesmo tempo, as buscam não paravam por apoiadores a patrocinadores, que ajudassem a manter o projeto e suas ações.
Começam as inscrições em 2011. E o Som+Eu se orgulha de ter os três primeiros alunos inscritos participando das oficinas e das orquestras até hoje. Maria Cecília, João Lucas e Ana Carolina são os primeiros flautistas do projeto.
Desde então, o projeto vem crescendo e amadurecendo. E a expectativa é de aumentar o número de alunos, beneficiar mais pessoas e atingir o maior número de indivíduos possíveis com a cultura, sobretudo a música. A música tem capacidade de transformar vidas. O Som+Eu guarda histórias de jovens que saíram de situação de vulnerabilidade social depois que ingressou na nossa casa. E isso é gratificante.
O caminho escolhido pelo Som+Eu foi o da arte. A realização de modificações do caráter humano pelo uso da linguagem privilegiada da arte, tem se mostrado, com frequência, um caminho extremamente eficaz e profundo na busca da qualidade de vida humana. Por cumprir esse papel fundamental à dignidade do exercício particular de desenvolvimento humano e cidadão, o projeto visa convergir os potenciais artísticos das crianças, jovens e adolescentes, estabelecendo uma relação sociocultural e profissional, agregada a valores morais do poder transformador da arte e da busca pela autoestima desses indivíduos.
Em 2017, o projeto chegou em Campos Elíseos, em Duque de Caxias. Através do patrocínio da Braskem, o Som+Eu inaugurou uma sede no coração da região e já conta com cerca de 500 alunos no total. Além da sede, o projeto leva algumas oficinas para algumas escolas da rede pública de ensino.
Nossos Prêmios
Prêmio Porto Maravilha Cultural
Em 2014, o Projeto Som+Eu foi um dos projetos contemplado com o “Prêmio Porto Maravilha Cultural”, que apoiou financeiramente projetos sociais da Região Portuária do Rio de Janeiro. O prêmio, que tem o objetivo de preservar e valorizar o patrimônio imaterial da cidade, foi entregue pela Prefeitura do Rio, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP) e da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
Troféu Pequeno Cineasta
Em 2015, o Projeto Som+Eu recebeu uma homenagem do Festival Internacional Pequeno Cineasta. Na ocasião, em evento realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, a Orquestra de Câmara da Providência subiu ao palco para se apresentar na abertura. No último dia, o Som+Eu recebeu um troféu, que simboliza a gratidão pelas ações sociais e culturais realizadas para a população.